RIO DE JANEIRO

O Rio de Janeiro possui uma área total de mais de 43.000 km². No território carioca, se encontram cerca de 16 milhões de habitantes. A capital do Rio de Janeiro tem o mesmo nome do estado. É a cidade mais populosa da região, cerca de 6,2 milhões de pessoas. O Rio faz divisa com Minas Gerais, a noroeste; com o Espírito Santo ao norte e também faz limite com o Oceano Atlântico, a sudeste. Ao sul, faz divisa com São Paulo.
O Rio de Janeiro é composto pelo bioma da mata atlântica, presente nas regiões de litoral, e também predomina um relevo montanhoso, além de serras e baixadas. O clima do território fluminense na região das metrópoles é o troical semiúmido. Na região serrana do Rio, predomina o clima tropical de altitude.

 

Clima

Predominam no estado do Rio de Janeiro os climas tropical (baixadas) e tropical de altitude (planalto). Na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, domina o clima tropical semiúmido, com chuvas abundantes no verão, que é muito quente e invernos secos, com temperaturas amenas. A temperatura média anual é de 22°C a 24°C e o índice pluviométrico fica entre 1.000 a 1 500 milímetros anuais. Nos pontos mais elevados da região serrana, limite entre a Baixada Fluminense e a Serra Fluminense, observa-se o clima tropical de altitude, mas com verões um pouco quentes e chuvosos e invernos frios e secos. A temperatura média anual é de 16°C. Na maior parte da Serra Fluminense, o clima também é tropical de altitude, mas com verões variando entre quentes e amenos e na maioria das vezes, chuvosos, e invernos frios e secos, com índice pluviométrico elevado, se aproximando dos 2 500 mm anuais em alguns pontos. Nas Baixadas Litorâneas, a famosa Região dos Lagos, o clima é tropical marítimo, com média anual de cerca de 24°C com verões moderadamente quentes, mas amenizados devido ao vento do mar e invernos amenos.

 

Cultura

O Rio de Janeiro possui várias vertentes na área da música. Um dos ritmos mais comuns da região é o samba. Os carnavais fluminenses são animados com tal estilo musical, repleto de cores com as fantasias e carros alegóricos. Os cariocas também curtem o som do funk, outro estilo musical presente nas periferias. O charme e a bossa nova são outros estilos presentes na cultura carioca.
As artes estão bem presentes no Rio de Janeiro. O estado possui diversos museus que reverenciam belas obras de famosos artistas. A literatura já revelou grandes escritores brasileiros, entre eles, Machado de Assis. Ainda no ramo das artes, a arte arquitetônica é presente principalmente na capital, onde se instalou a Família Real Portuguesa.
O Rio de Janeiro tem diversas festividades que são bastante visitadas por turistas. O carnaval, como já citado, acontece anualmente no sambódromo com blocos de rua. O famoso réveillon de Copacabana é comemorado em conjunto com oferendas para Iemanjá.



Gastronomia

Rio de Janeiro, cidade maravilhosa, cheio de encantos mil e de muitas iguarias e comidas gostosas que agrada os turistas brasileiros e os estrangeiros.
As comidas típicas da culinária Rio de Janeiro tem gosto do Brasil inteiro com muita influência de pratos portugueses, feijoada, caldo verde, bacalhau, picadinho, canjiquinha, camarão ensopado com chuchu, bolinho de aipim e o estrogonofe de carne preparado com ingredientes frescos.
A Culinária do Rio de Janeiro é na verdade uma mistura de todas as comidas típicas do Brasil inteiro puxando um pouco para produtos do mar.




0796-MG
11.046789.10.0001-5
PASSAGENS AÉREAS MAIS BARATAS